Brasileiro sem deixar de ser cosmopolita. Com esse espírito, Arthur Casas atua nas mais diferentes áreas, incluindo arquitetura residencial e comercial, edifícios, interiores e design de mobiliário.
Graduado pela Universidade Mackenzie em 1983, Arthur é arquiteto e urbanista cujo trabalho é reconhecido no Brasil há mais de duas décadas. O vocabulário descontraído e, ao mesmo tempo, elegante de sua obra resgata a tradição inovadora do modernismo nacional.
Construiu sua carreira a partir do desenho de móveis e da arquitetura de interiores, expandindo gradualmente sua atuação para incluir residências e edifícios. Mantém a preocupação constante em reinventar seu design inspirador, com excelência e qualidade surpreendentes.
Assinaturas exclusivas de Arthur Casas compõe o maior acervo de mobiliário assinado da Serra Gaúcha.
Roberta Banqueri se destaca pelo estilo marcante de seu mobiliário. Ela se descreve como "contadora de conceito, histórias e idealizadora de produtos."atração pelo minimalismo e concretismo: “Tento trazer um pouco destes elementos, mas eles não vêm de forma purista” Suas formas orgânicas são ao mesmo tempo que fluídas,fortes e marcantes, concedendo características particulares a cada produto.
Atuante no design de interiores e na arquitetura desde os 15 anos, une ambas formações para chegar a resultados únicos em cada criação. Desde 2015, também faz parte da ABD (Associacão Brasileira de Design de Interiores), onde integra voluntariamente a diretoria do escritório regional de São Paulo, como coordenadora institucional, atuando no desenvolvimento e aprimoramento da profissão.
A criatividade de Roberta integra o maior acervo de mobiliário assinado da Serra Gaúcha.
Inspirado na canção de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o Estúdio Mula Preta, fundado em 2012 por André Gurgel e Felipe Bezerra, ambos potiguares, destaca-se pela criatividade, bom humor e irreverência. Mantendo a originalidade regional, eles buscam constantemente a inovação.
FELIPE BEZERRA
Arquiteto e designer originário de Natal, Felipe lidera o escritório FBA em sua cidade natal. Como sócio fundador do EMA em São Paulo e do estúdio Mula Preta, suas criações receberam prêmios internacionais.
ANDRÉ GURGEL
Apaixonado pelo mundo do design, André combina sua formação em negócios e tecnologia ao design. Premiados internacionalmente, o Estúdio Mula Preta compõe a curadoria do maior acervo de mobiliário assinado da Serra Gaúcha.
Nome estrelado do design brasileiro, ele cresceu no ateliê do pai, o célebre Zanine Caldas, e conviveu com figuras notórias do modernismo. Já expôs em importantes museus e galerias no exterior, coleciona prêmios e integra o portfólio de marcas internacionais famosas.
Produziu seu primeiro móvel durante estágio com Sergio Rodrigues. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, começou a produzir móveis de madeira maciça em séries limitadas ou peças exclusivas, baseando-se no uso pioneiro da madeira, legado de seu pai.
Em 2005, começou a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além da madeira de área de manejo florestal, materiais diversos como plástico, metacrilato, vidro, metais, cerâmicas e partes de outros produtos industrializados.
Zanine de Zanini integra o maior acervo de mobiliário assinado da Serra Gaúcha.
Arquiteto e deisgner carioca, Bernanrod Figueredo esteve na lonha de frente da consolidação do modernismo no Brasil. O artista inovou em diversos segmentos: mobiliários, casas, edifícios, residenciais, comerciais e até shopping centers.
No início dos anos 60, Bernardo foi colaborador na Oca (misto de laboratório de ideais, loja e galeria), fundada por Sergio Rodrigues no Rio de Janeiro. Juntos, desenvolveram diversas pesquisas sobre mobiliário. Após esse período, criou um estúdio próprio, o Chica da Silva, no qual lançou uma linha de mobiliário residencial.
Entre seus projetos masi reconhecidos, estão as produções para o Palácio Itamaraty (sede do Ministério das Realções Exteriores), firmando um grande marco na história da arquitetura do país.
"O móvel brasileiro existe quando atende às condições próprias da nossa gente. É essa exatamente minha preocupação ao criar um modelo. Proporcionar, através do conforto, plástica, materiais e autencuidade, o encontro daquilo que é acia de tudo útil para quem o procure. É uma questão de identidade."
A Galeria.54 reúne reedições icônicas de Bernardo Figueredo em um curadoria única no maior acervo de mobiliário assinado da Serra Gaúcha.
José Zanine Cldas se tornou um dos nomes mais importantes da arquitetura, arte e design do nosso país, mesmo não tendo frequentado faculdade ou escola nessas áreas. Devido ao seu impacto, recebeu o título de arquiteto honorário pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
Uma das características que marcou as obras de Zanine foi o reaproveitamentode materiais para a criação de mobiliário. É significativo o seu olhar para noções de sustentabilidade, mesmo em uma época em que não se falava sobre ecologia.
"Espiando os outros fazendo coisas, fui me envolvendo com as árvores. Aprendi que a madeira tem duas vidas: a primeira como árvore; a segund como mesa e cadeira, assoalho, armário, berço..."
O legado de Zanine Caldas está exposto em peças únicas no maior acervo de mobiliário assinado da Serra Gaúcha.
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, o arquiteto se destaca pelo traço contemporâneo.
Há 30 anos o arquiteto se dedica a projetos residenciais e comerciais de alto padrão. Sua trajetória inclui trabalhos nas áreas de hotelaria, restaurantes e casas noturnas, além de projetos no exterior (Nova York, Miami e Angola).
O sucesso como designer de móveis resultou em uma linha de peças com o seu selo, algumas delas premiadas pelo IDEA, que é referência nacional de excelência em design.O traço contemporâneo, característico do arquiteto, também está presente nos seus mobiliários. No início, a produção visava apenas criar móveis para os projetos de interiores que ele desenhava. Atualmente, o selo é um dos mais reconhecidos no meio e conta com diferentes produtos, como bancos, buffets, racks, mesas de apoio, mesas de centro, mesas de jantar, poltronas e sofás.
Jayme destaca que cada peça criada é única justamente pela busca constante pelo aperfeiçoamento, desde os aspectos criativos até as inovações tecnológicas e sustentáveis.
Pautada pelo bom gosto, zelo pela elegância e muita criatividade, Alessandra Delgado entrega soluções personalizadas e de extrema qualidade. Arquiteta, há mais de 25 anos, se dedica ao design de móveis e objetos. Sua missão é compartilhar a experiência do traço apaixonado, do desenho acessível e da funcionalidade em projetos 100% autorais. A paixão pelas artes e arquitetura modernistas são inspiração para suas criações, que reproduzem a experiência do traço apaixonado e atemporal e repleto de funcionalidade, heranças de sua formação como arquiteta.
Com uma linhagem familiar de talento artístico, sendo filho do arquiteto Ruy Ohtake e neto da artista plástica Tomie Ohtake, Rodrigo cresceu imerso em um ambiente criativo que o influenciou desde cedo. Arquiteto e Urbanista pela FAU (USP) em 2009, com um período de estudos no Politécnico de Milão, Rodrigo Ohtake colaborou com os arquitetos Mario Biselli, Alvaro Puntoni e o designer francês Patrick Jouin, além trabalhar com seu pai, Ruy Ohtake, de 2008 a 2016.
A partir de 2005, passa a desenhar seus próprios projetos e, em 2011, inaugura o escritório Rodrigo Ohtake Arquitetura e Design. Além dos trabalhos nos escritórios, participou como assistente de curadoria de André Corrêa do Lago no Pavilhão Brasileiro na 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, de 2014.
Desde seus primeiros projetos, cria móveis para compor sua arquitetura. Em 2015, passou a produzir peças de mobiliário independentes, área que tem se dedicado cada vez mais.
Já teve peças expostas nas feiras MADE e SP/Arte, no Brasil, e Design Miami e Design Miami/Basel.
Mais que função o Design tem o poder de abrigar história, memória e laços afetivos. É dessa percepção – forrada com a essência da brasilidade – que o designer mato-grossense Sérgio Matos se abastece e nutre o desenvolvimento de produtos de mobiliário e decoração. Tudo referendado no caldeirão cultural com tempero mestiço. A base sólida da criação finca os pés na regionalidade, na identidade que resiste ao tempo e preserva técnicas e saberes ancestrais. O feito à mão, com calor humano, estampa o selo da originalidade.
A trajetória – desde a abertura do estúdio em 2010 – colhe prêmios nacionais e internacionais e colabora para fortalecer a imagem do design brasileiro. Abre rotas para a difusão do conhecimento, onde a junção do design com o artesanato resulta em consultorias dirigidas às comunidades artesãs. Cada experiência gera oportunidades empreendedoras e resgata sonhos individuais e coletivos. Fortalece, ainda, a crença nas habilidades herdadas dos antepassados e projeta a autoestima como combustível para aprimorar riquezas que estão na ponta dos dedos, na palma das mãos.
Ronald Sasson nasceu em Curitiba em 1967, desde a adolescência já se relacionada com o design, na elaboração de objetos experimentais. Aos 18 anos mudou-se para Paris, onde teve contato com as galerias de arte conceituais e neo-experimentais, após um ano em Paris, completamente imerso no mercado de artes plásticas, mudou-se para Israel, onde coletou mais informações.
Já no Brasil, trabalhou como artista plástico por mais de 7 anos, adquirindo o status de ser selecionado para vários salões de arte. Já nessa época ele começou a mergulhar no mundo do design de uma maneira autodidata, ele sempre buscou uma característica que fundisse sua base artística autoral com as possibilidades industriais e de replicação, já obteve mais de 30 prêmios internacionais, incluindo 5 IF Design Award Alemanha, 4 nominee ao German Design Award, 8 Good Design Award Chicago, 8 Prêmio A’Design Itália, 1 Prêmio Restaurant & Bar Inglaterra, também o Prêmio Design da Casa Vogue Brasil 2018 e o Prêmio do Museu da Casa Brasileira. Exibido na Biennale di Venezia em 2018, Artgenève Montecarlo em 2017, NHOW Milan 2016 e nas exposições coletivas, Frio e Marble History.
Identidade é a força do design elegante e atemporal da porto-alegrense Rejane Carvalho Leite. Chegou na universidade italiana uma arquiteta e urbanista formada pela UniRitter, em 1995, com experiência em arquitetura comercial e incursões pelo design, desenvolvido a partir da necessidade de próprios projetos, e retornou ao Brasil uma designer made in Italy com o tempero da sua criatividade e personalidade brasileira. Como as grandes obras, as criações da designer nascem com vigor e beleza perenes, atributos para acompanhar gerações como herança e virar objetos de desejo.
Conhecida por suas cadeiras, peças tidas como as mais difíceis de serem criadas, por envolverem critérios técnicos antes dos estéticos, a designer transita com tranquilidade e segurança por essas peças desde 2000. A data marca o início do seu trabalho conectado a uma indústria – como todas com as quais trabalha, com empatia pelo seu modo de ver o design e a sua forma de vivenciar o desenvolvimento do produto, com presença na indústria e acompanhamento de protótipos para ajustes finais.
Mostras nacionais como SP–Arte e DW! e internacionais como Salone del Mobile. Milano e FuoriSalone abençoam e consolidam o reconhecimento do nível do design de Rejane Carvalho Leite.
Arquiteto e designer, nasceu em 1975, em Brusque, Santa Catarina.
Em meados da década de 90 começou a trabalhar no desenvolvimento de produtos e a fazer projetos de móveis para marcenarias.
Formou-se em arquitetura e urbanismo e atualmente atua em projetos arquitetônicos e de interiores, na LOGOarquitetura, com sede em Blumenau (SC/Brasil).A habilidade e gosto para o traçado de peças ampliou o horizonte de atuação de Gohr.
O arquiteto viu nesse hobby uma oportunidade de suprir as demandas de projetos personalizados desenvolvidos dentro de próprio escritório, bem como a criação de uma marca específica de produtos com design autoral.
A criatividade das linhas não se limita a objetos do mobiliário – casa ou escritório. Criar não tem limites, assim como a ânsia de um mercado em consumir produtos exclusivos, de série limitada.Atualmente a marca Richard Gohr produz com a junção de expertises – mão-de-obra especializada de diferentes áreas.
A marca alia funcionalidade e estética através de meios de produção manuais e industriais.
Do pensamento exclusivo como processo deriva a amplitude de atuação da marca no cenário mundial. Tem assim o mote “exclusivity thinking”.
Giorgio Bonaguro estudou engenharia mecânica em Modena e depois formou-se na Scuola Politecnica di Design SPD em Milão, com um mestrado duplo em Design Industrial e de Interiores.
ítalo-brasileiro, trabalhou em vários estúdios de design em Milão, primeiro no de Lorenzo Palmeri, depois com Francesco Faccin, no atelier de Michele De Lucchi e depois com o designer e crítico Marco Romanelli.
Colabora com diversas empresas na criação de novos produtos e desenvolve edições limitadas para galerias de design. Algumas de suas peças costumam ser apresentadas em feiras internacionais como Salone del Mobile Milano, Design Miami, London Design Festival, Maison et Objet Paris, Wanted Design NY, Design Days Dubay.
Óbvio, simples e respeitoso.
Carlos Motta é um arquiteto e designer de móveis. Nasceu na Vila Madalena, bairro pitoresco situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Atualmente, é dono de seu próprio atelier, que surgiu em meio ao forte movimento da contracultura. É aqui nesse bairro que, em 1975, começou o trabalho com design e marcenaria. Um trabalho ainda informal, porém já com conceitos claros. Terminou a faculdade de arquitetura, foi morar um ano na Califórnia para estudo de técnicas construtivas em madeira e ferro, e em 1978, na mesma Vila Madalena iniciou o Atelier Carlos Motta.
A arquitetura e o design que se desenvolve no Atelier, seguem o mesmo conceito: a procura do óbvio, do simples, do respeitoso e longevo. O Atelier Carlos Motta nasceu nos anos 70 em meio ao forte movimento da contracultura. Surf, yoga, alimentação e vida mais natural. Ecologia e respeito à natureza, pulsam nas suas veias. Está na gênese e no DNA do Atelier a responsabilidade ambiental e social, causando o menor impacto possível em nosso planeta.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.