Blog

Veja nossas postagens

A trajetória de Bernardo Figueiredo

O designer carioca ajudou a transformar o imaginário da arquitetura e do design brasileiro no mundo inteiro.

Arquiteto e designer carioca, Bernardo Figueiredo (1934-2012) esteve na linha de frente da consolidação do modernismo no Brasil. O artista inovou em diversos segmentos: mobiliários, casas, edifícios residenciais, comerciais e até shopping centers.

No início dos anos 60, Bernardo foi colaborador na Oca (misto de laboratório de ideias, loja e galeria), fundada por Sérgio Rodrigues no Rio de Janeiro. Juntos, desenvolveram diversas pesquisas sobre mobiliário. Após esse período, Bernardo criou um estúdio próprio: o Chica da Silva, no qual lançou uma linha de mobiliário residencial.

PALÁCIO ITAMARATY

Entre os seus projetos mais reconhecidos, estão as produções para o Palácio Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores), firmando um grande marco na história da arquitetura do país.

Sofá "Rei" (de costas) no Salão de Honra do Palácio Itamaraty, em 1968 — Foto: Marcel Gautherot

 

“O móvel brasileiro existe quando atende às condições próprias da nossa gente. É essa exatamente minha preocupação ao criar um modelo. Proporcionar através do conforto, plástica, materiais e autenticidade, o encontro daquilo que é acima de tudo útil para quem o procure.”(Bernardo Figueiredo)

A capacidade inventiva foi um ponto marcante em todas as áreas em que atuou. O artista está presente em nossa curadoria com a reedição de sua linha de mobiliário dos anos 60.