105 anos: o legado de Zanine Caldas
Um grande mestre do mobiliário brasileiro, José Zanine Caldas completa 105 anos de história
O baiano José Zanine Caldas (1919-2001) se tornou um dos nomes mais importantes da arquitetura, arte e design do nosso país, mesmo não tendo frequentado faculdade ou escola nessas áreas. Devido ao seu impacto, recebeu o título de arquiteto honorário pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
MESTRE DA MADEIRA
Uma característica que marcou as obras de Zanine foi o reaproveitamento de materiais para a criação de mobiliário. É significativo o seu olhar para noções de sustentabilidade, mesmo em uma época em que não se falava sobre ecologia.
No lugar do predominante concreto no modernismo daquela era, Zanine escolheu a madeira como material primordial. Foi um pioneiro ao reutilizar materiais de demolição, buscando portas, janelas, ladrilhos hidráulicos e telhas de barro dos prédios dos séculos XVII e XVIII demolidos no centro do Rio de Janeiro.
Com desenho de 1954, a poltrona N é uma das peças de Zanine que fazem parte do nosso showroom
“Espiando os outros fazendo coisas, fui me envolvendo com as árvores. Aprendi que a madeira tem duas vidas: a primeira como árvore; a segunda como mesa e cadeira, assoalho, armário, berço...” (Zanine Caldas)